5 Vantagens de seres uma Líder com Comunicação Assertiva
Se és Líder de Equipa (ou queres ser), estas são as 5 vantagens de investires numa comunicação mais assertiva.
A comunicação assertiva é das competências mais importantes que um líder pode ter.
Quando se trata de liderança, a capacidade de te comunicares de forma clara e concisa é fundamental para inspirares a tua equipa a alcançar metas e superar desafios.
Então, o que é comunicação assertiva e como ela se aplica à liderança?
A comunicação assertiva é a capacidade de expressares as tuas ideias e necessidades de forma clara, objetiva e direta, respeitando as ideias e necessidades dos outros.
Um líder assertivo, é capaz inspirar a sua equipa para a ação com mais eficácia e construir relacionamentos mais fortes dado que eles assentam num princípio fundamental das relações humanas – o RESPEITO.
Mas, quais as vantagens de desenvolveres a tua comunicação assertiva?
1. Cria um ambiente de trabalho positivo
A comunicação assertiva é a forma de te comunicares com clareza, consistência e confiança enquanto respeitas as tuas ideias e as dos outros, o que é fundamental para criar um ambiente de trabalho positivo.
Quando te comunicas assertivamente, a tua equipa sente que suas preocupações e ideias são ouvidas e valorizadas.
Isso, por sua vez, leva a um ambiente de trabalho mais colaborativo, criativo e produtivo, que por sua vez leva a melhores resultados.
2. Fortalece a tua liderança
Os líderes assertivos são capazes de transmitir suas ideias de forma clara e direta, o que ajuda a inspirar a equipa e alcançar metas de forma mais eficaz. Além disso, a comunicação assertiva ajuda-te a comunicar de forma a promover um ambiente de confiança e colaboração.
3. Melhora o processo de tomada de decisão
A comunicação assertiva ajuda a melhorar a tomada de decisão, pois permite que todos os envolvidos se comuniquem de forma clara e transparente e tendo as suas ideias respeitadas ainda que não em acordo.
Quando és assertivo, é mais provável que as informações sejam partilhadas de forma aberta e honesta, o que leva a melhores decisões de e para a equipa e empresa/negócio.
4. Reduz conflitos
A comunicação assertiva também pode ajudar a reduzir conflitos. Quando és capaz de te comunicar de forma clara e direta, é menos provável que ocorram mal-entendidos e conflitos. Além disso, a comunicação assertiva ajuda-te a abordar problemas e preocupações de forma eficaz, sem “fugir” de conversas difíceis, o que pode evitar conflitos futuros.
5. Aumenta os resultados
Finalmente, a comunicação assertiva ajuda a aumentar a eficácia da liderança. Quando és capaz de te comunicar de forma clara e concisa, és capaz de inspirar a tua equipa para a ação, a alcançar metas e superar desafios com mais facilidade. Além disso, a comunicação assertiva ajuda a construir relacionamentos mais fortes e a criar um ambiente de trabalho mais positivo, que por si, promove melhores resultados e de forma consistente.
Lembre-te que a comunicação assertiva não significa ser agressivo ou dizer tudo “sem filtro”, mas sim, a comunicar de forma clara, objetiva e de acordo com as tuas ideias e opiniões, enquanto respeitas os outros.
Com a prática, o treino e a experiência, tu vais conseguir desenvolver as competências que te aproximam de ser um líder mais influente, que se sente respeitado e que inspira a tua equipa para a ação, vais conseguir COMUNICAR para LIDERAR.